Tom Misch e Yussef Dayes anunciam álbum conjunto e revelam canção-título

Estamos perante dois artistas de elevado calibre mas de universos um tanto ou quanto distintos: Yussef Dayes, um dos nomes mais referenciados no novo jazz, mestre da bateria e meio cérebro de Yussef Kamaal, projecto que divide com o teclista Kamaal Williams; Tom Misch numa inclinação mais pop, resplandecente, conhecido por já ter trabalhado com nomes como Loyle Carner, De La Soul e Michael Kiwanuka, tendo com este último editado o radiofónico single “Money”.

What Kinda Music é o título do álbum que junta Yussef Dayes a Tom Misch, “uma colaboração magistral entre dois artistas de disciplinas muito diferentes e um dos seus projectos mais exclusivos e originais até à data”, garante-nos a lendária Blue Note, editora responsável pelo lançamento, no seu site. “Navegando fluentemente pela elegância da electrónica, jazz progressivo, hip hop vintage e muito mais”, continua o comunicado, “Misch e Dayes convidam o ouvinte para um passeio que é surpreendente e espontâneo, inebriante e nada menos que atraente – uma visão singular que funde o ADN dos dois músicos com resultados espectaculares como pode ser visto na canção-título ‘What Kinda Music'”.

Apesar de se enquadrarem na actual geração de talentosos músicos que trabalham no sentido de edificar um movimento único e coeso no Reino Unido e de terem crescido na mesma área da zona sul de Londres, a ligação entre Dayes e Misch remonta aos tempos de escola, altura em que o actual guitarrista assistiu a uma prestação do baterista para um programa de talentos, com apenas 9 anos. As faíscas criativas só começaram a manifestar-se, contudo, quando os dois músicos entraram em estúdio no verão de 2018, após uma reunião casual numa festa dedicada a Geography, disco de Tom Misch.

Por mais divergentes que possam ser as forças vectoriais dos dois músicos (e se pensarmos bem, não estão assim tão afastadas), existe uma resultante que joga a favor das intenções artísticas de ambos. “Yussef vem de um background mais experimental e traz uma série de ideias malucas”, revela Tom Misch, que produz a esmagadora maioria do disco, em comunicado. “Eu sei como escrever letras orelhudas com acordes interessantes e tenho um bom entendimento das formas populares das músicas, por isso acho que simplifiquei essas ideias e tornei-as acessíveis”, acrescenta.

Mas as intenções de What Kinda Music vão muito além da simples abordagem musical, e é Dayes que o explica: “os nossos pais, que nunca tiveram hipótese de se conhecer antes, são agora melhores amigos por causa disto – neste momento conseguem estar mais vezes juntos do que nós. Eu gosto de pensar, de certa forma, que este álbum tem um impacto similar para as pessoas também – tudo parece tão dividido estes dias, seria fixe as pessoas ouvirem o disco e sentirem dois músicos muito diferentes a unirem esforços e tirarem algo de positivo disso”.

Alinhamento

  1. What Kinda Music
  2. Festival
  3. Nightrider (feat. Freddie Gibbs)
  4. Tidal Wave
  5. Sensational
  6. The Real
  7. Lift Off (feat. Rocco Palladino)
  8. I Did it For You
  9. Last 100
  10. Kyiv
  11. Julie Mangos
  12. Storm Before The Calm (feat. Kaidi Akinnibi)

 

 

26

One Comment on “Tom Misch e Yussef Dayes anunciam álbum conjunto e revelam canção-título”

Comments are closed.