A melhor forma de recuperar de um trauma poderá ser, por vezes, escrever sobre ele. Que o diga ByLwansta, que no passado dia 7 de Fevereiro editou “The Bike Song”, uma canção criada no rescaldo de um assalto de que foi alvo em Joanesburgo, África de Sul, enquanto viajava de autocarro.

O tema, que fará parte de SPIJØNGET (Chapter Two), o próximo trabalho do rapper sediado em Durban, província de KwaZulu-Natal, foi construído durante uma residência em Berlim, inserida no Pop-Kultur Festival, e estabelece uma interessante dicotomia entre o medo e a segurança.

“The Bike Song” usa o passeio de bicicleta enquanto metáfora da liberdade e descontracção de poder pedalar à vontade numa cidade (provavelmente uma alusão à tranquilidade que terá sentido em Berlim) sem que nada de mal lhe aconteça, isto semanas depois do malogrado episódio nos transportes públicos sul-africanos, como o poderá comprovar a letra.

“I just rode a bike, I just rode a bike/ I was like, feeling really good, I was feeling nice/ Saw my life flash before my eyes just the other night/ I was fuckin’ terrified, man I’d almost swear that I died”

ByLwansta é conhecido por utilizar a música como forma de terapia, esteja ela relacionada com os aspectos íntimos da sua relação conjugal, como aconteceu em boa parte de SPIJØNGET (Chapter One), o primeiro episódio desta sua saga, lançado em Março do ano passado, ou esteja ela ligada às diversas experiências do quotidiano.

SPIJØNGET (Chapter Two) tem saída agendada para dia 28 de Fevereiro.