O novo vídeo dos KOKOKO! leva-nos a conhecer as ruas de Kinshasa

Publicado no decorrer do dia de hoje, o vídeo de “Zala Mayele”, single retirado do ainda fresco Fongola, convida-no a conhecer a realidade das ruas de Kinshasa, onde impera o perigo (ladrões, feiticeiros, gangues e muito mais) e onde é preciso “distinguir o que é o quê, o que está disfarçado e sob que forma, e o que se esconde na esquina e nas sombras”, partilhou o colectivo nas redes sociais.

As imagens seguem o percurso do jovem Issa ao longos das ruas, amedrontado pelas ameaças que o cegam e que o levam a questionar o que o rodeia; perigos que, pouco a pouco, ele vai sendo capaz de perceber e controlar com uma viagem ao outro lado dos espelhos.

Oriundos da República Democrática do Congo, os KOKOKO! articulam a sua música a partir de instrumentos de fabrico caseiro, sendo a maior parte construída com base em objectos recolhidos da rua, misturando-os com a electrónica do produtor francês Débruit. No ano passado, o colectivo esteve duas vezes em Portugal: a primeira no Festival Vodafone Paredes de Coura; a segunda no Festival Nova Batida.

12