Avizinham-se tempos difíceis para os músicos. A crise sanitária provocada pela COVID-19 levou ao cancelamento em catadupa da esmagadora maioria dos concertos agendados para esta altura, o que levou ao adiar de digressões inteiras – muitas delas incluídas no circuito de festivais europeus e norte-americanos.

Como tal, o Bandcamp abriu um excepção importante: no decorrer do dia de hoje, todas as compras feitas através da plataforma revertem na totalidade – a 100%, portanto – para os artistas. Qualquer dia é um bom dia para comprar música, não existem ocasiões especiais para o fazer. Contudo, havendo um desvio à regra que leva as plataformas digitais a ficarem com uma fatia dessas receitas compreensivamente para si, é aproveitar ao máximo para ajudar aqueles que neste momento ficaram sem uma importante parte do seu rendimento.

“Para muitos artistas, um simples dia de incrementadas vendas pode reflectir-se na diferença entre conseguirem pagar ou não a renda. De qualquer forma, consideramos isto apenas um ponto de partida. Os músicos vão continuar a sentir os efeitos das perdas das receitas das digressões nos próximos meses, por isso estamos também a partilhar algumas ideias em como os fãs poderão apoiar os artistas de quem gostam e como os artistas conseguirão dar aos fãs novas e criativas formas de conseguir esse apoio”, partilhou Ethan Diamond, co-fundador e CEO do Bandcamp, numa publicação na plataforma.

A medida excepcional tomada pelo Bandcamp acaba hoje à meia noite.

Seguem alguns exemplos de álbuns lançados recentemente que além de merecerem a atenção do leitor, poderão ser adquiridos de forma a que o valor da compra reverta todo a favor do músico.