Kassa Overall segue as pisadas de Madlib em trabalho lançado de surpresa

Shades of Flu é o título da tape de remisturas lançada anteontem por Kassa Overall, três meses depois de ter editado o longa-duração I Think I’m Good, um dos melhores álbuns do primeiro trimestre do ano. O título é uma homenagem a Madlib, o seu produtor de eleição, e ao álbum Shades of Blue, uma exímia releitura ao catálogo da lendária Blue Note Records.

tape de Overall, disponível para escuta na sua página de Bandcamp, coloca novamente em perspectiva a sua habilidade no campo da produção, desafiando as fronteiras entre o jazz e o hip hop como tem vindo a ser uma constante no seu trabalho. “Assim que esta coisa do Corona começou a ficar de loucos, senti a necessidade de trabalhar, com urgência. O live streaming não me pareceu ser o meio mais correcto. Ao invés disso, mergulhei na construção de Shades of Flu, que é basicamente eu a tocar com amigos”, partilha o músico.

Oriundo de Brooklyn, Kassa Overall concluiu em 2006 os estudos musicais no Oberlin Conservatory of Music. É baterista jazz, produtor e conta com dois álbuns de originais (Go Get Ice Cream and Listen to Jazz e o já mencionado I Think I’m Good). O cruzamento entre estes dois universos concede-lhe uma competência bilingue para o exercício musical. Por um lado, a componente teórica que lhe permite ter noções de ritmo e composição; por outro, a vertente de backpack jazz producer – como se define – que lhe garante a experiência de máquinas e softwares de sequenciação, nos mais diversos ambientes: em casa, na rua, nos transportes públicos.

Lançado de surpresa, Shades of Flu é uma boa escolha para ouvir no fim-de-semana que está prestes a dizer olá.

 

19