Um jantar de luxo na companhia de Terrace Martin, Robert Glasper, Kamasi Washington e 9th Wonder

To Pimp a Butterfly, de Kendrick Lamar, é a prova de que existem receitas perfeitas com ingredientes de elevada qualidade e condimentos de primeira linha. É, muito provavelmente, o melhor álbum da década que se findou e, analisadas as coisas, um dos melhores registos discográficos de sempre, seja qual for o critério aplicado. Saiu à rua em 2015, num importante momento de agitação racial nos EUA, causado pelas mortes de Eric Garner e Michael Brown (apesar de ter acontecido em 2012, o caso de Trayvon Martin também conta para esta triste equação), e tornou-se imediatamente num símbolo do movimento Black Lives Matter e num documento contra a desigualdade social e a violência policial.

TPAP contou com uma verdadeira equipa de luxo na produção e instrumentação, como servem de exemplo Terrace Martin, Robert Glasper e Kamasi Washington, nomes que agora se unem para formar os Dinner Party, projecto do qual também faz parte o produtor 9th Wonder. A matéria prima assemelha-se de certa forma. Jazz, hip hop, soul, com uma forte componente orgânica e uma linguagem que muito facilmente se descodifica no ouvido. “Freeze Tag”, o primeiro single, pede emprestada a voz de Phoelix e carrega uma mensagem que se enquadra com os mais recentes episódios da interminável novela norte-americana: “They told me put my hands up behind my head/I think they got the wrong one/I’m sick and tired of runnin’/I been searchin’ where the love went/I been lookin’ for a dove/Then they told me if I move, they gon’ shoot me dead“.

O álbum de estreia dos Dinner Party, do qual já se conhece o alinhamento, tem saída marcada para Julho. A capa foi desenhada por Amani Washington, irmã de Kamasi Washington.

Capa

dinner-party-terrace-martin-kamasi-washington-robert-glasper-9th-wonder-freeze-tag-interview-profile

Alinhamento

1. Sleepless Nights [ft. Phoelix]
2. Love You Bad [ft. Phoelix]
3. From My Heart and My Soul [ft. Phoelix]
4. First Responders
5. The Mighty Tree
6. Freeze Tag [ft. Phoelix]
7. LUV U

23