Sly5thAve continua a revelar as peças do seu próximo registo de longa-duração, What It Is, com lançamento marcado para para 18 de Setembro. “Expatria” é o título do mais recente single do multi-instrumentista norte-americano e pede emprestada a voz de Thalma de Freitas, vocalista, compositora e artista brasileira que esteve nomeada para um Grammy, em 2020, na categoria de Melhor Álbum de Jazz Latino com o álbum Sorte!, no qual divide protagonismo com John Finbury. O tema, que sucede a “With You”, “The Night” e “More Or Less”, versa sobre saudade e tristeza. “Eu estive uns dias em casa de Thalma e da sua família em Los Angeles e aproveitámos para fazer música”, conta Sly5thAve. “Ela mostrou-me uma série de músicas brasileiras e explicou-me o contexto cultural e o significado da palavra ‘saudade'”, acrescenta.

Não deixa de ser curiosa a forma como esta mágica palavra consegue despoletar imediatos estímulos para a construção das mais variadas expressões de arte, neste caso música. Em “Expatria”, orquestrada pelo homem que nos entregou o muito aplaudido The Invisible Man: An Orchestral Tribute to Dr. Dre, Thalma de Freitas explora as saudades da sua terra-natal não só no conceito de distância e afastamento mas também no que diz respeito à transformação social e política que o país sofreu nos últimos anos. “Salve, salve-se”, canta Freitas no refrão da música, encorajando o seu povo a procurar uma salvação, uma mudança. “O poema é um apelo à acção contra o patriarcado abusivo do Estado, pelo bem da nossa amada pátria, uma promessa ao povo brasileiro”, explica a vocalista. Uma mensagem que assenta que nem uma luva à actual situação social do Brasil e à presidência de Jair Bolsonaro.

“Expatria” é um caldeirão onde se misturam vários ingredientes: há hip hop na bateria e principalmente na dança entre os bombos e pratos de choque; jazz no saxofone que vai interceptando vigorosamente vários pontos da música; electrónica nos elementos que polvilham, aqui e ali, a densa estrutura instrumental; e, por fim, o remate com o belíssimo sotaque brasileiro de Thalma de Freitas.