Chegou mais uma Bandcamp Friday. Vamos abrir os cordões à bolsa?

Qualquer dia é um bom dia para se comprar música e não é preciso esperarmos especificamente por uma Bandcamp Friday ou por um Record Store Day para fazê-lo. Contudo, se há altura em que é importante gastarmos algum dinheiro em compras digitais, como forma de apoiarmos os artistas que tanto admiramos e que se encontram numa situação delicada derivado à crise da COVID-19, é certamente esta. Desde Março que a plataforma Bandcamp tem reservado datas específicas para as suas Bandcamp Fridays, dia em que a empresa renega a sua comissão de vendas e entrega o valor todo – ao cêntimo – às editoras e artistas.

“Começámos as Bandcamp Fridays em Março para ajudar os artistas prejudicados pela pandemia, e nos últimos meses a comunidade musical uniu-se de forma exemplar: em apenas quatro dias, os fãs colocaram mais de 20 milhões de dólares directamente nos bolsos de artistas e editoras”, partilha Ethan Diamond, co-fundador e CEO do Bandcamp, numa publicação no site da plataforma. “É incrível, mas ainda mais surpreendente é o facto de, desde o início da pandemia em Março, os fãs terem comprado mais de 75 milhões em música e merchandising directamente aos artistas e editoras e, até à data, terem pago aos artistas mais de 500 milhões de dólares no Bandcamp”, acrescenta, adicionando, mais à frente: “É um bom lembrete de que as Bandcamp Fridays são realmente uma extensão do que o Bandcamp faz todos os dias”.

A iniciativa continuará a assinalar-se na primeira sexta-feira de cada mês, até ao final do ano. Estas são as próximas datas:

2 de Outubro

6 de Novembro

4 de Dezembro

Seguem alguns exemplos de álbuns lançados recentemente que, além de merecerem a atenção do leitor, poderão ser adquiridos até à meia noite de hoje de forma a que o valor da compra reverta todo a favor do(s) músico(s) e editora(s):

81